JL Notícias: O seu portal de informações em Mato Grosso

Aguarde, carregando...

Domingo, 09 de Novembro 2025

Educação

Dez alunas da Escola Técnica de Rondonópolis são selecionadas para programa de verão da USP

Entre as escolhidas, 6 também irão fazer parte de um projeto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Jeferson Viana
Por Jeferson Viana
Dez alunas da Escola Técnica de Rondonópolis são selecionadas para programa de verão da USP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dez alunas da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (ETEC) foram selecionadas para participar do projeto de verão "Technovation Summer School for Girls", da Universidade de São Paulo (USP), de forma virtual.

A iniciativa busca ensinar métodos inovadores e criar competências para a conceitualização, desenvolvimento e comercialização de aplicativos móveis (apps) que as ajudem a solucionar problemas da sua comunidade.

Através de parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), as estudantes participarão de encontros virtuais para debater os temas. As alunas são do segundo ano do Ensino Médio dos cursos técnicos em Administração e Edificações, e do primeiro ano do técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Recursos Humanos.

Publicidade

Leia Também:

Participarão do programa as alunas Regiane Araújo Neves, Marianne Delmondes da Silva Resplandes, Hanaya Camila Alves de Souza, Ana Cristina Coelho Marinho, Kamilly Vitória Borges dos Santos, Maria Eduarda Alencar Mendes, Maria Eduarda de Oliveira Trentin, Emilly Karolay Caniza Lima, Mariana Larrosa de Silva e Ana Clara Ferreira dos Santos.

Durante o programa, as participantes aprenderão a transformar ideias em aplicativos, desenvolvendo habilidades em inovação, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, serão incentivadas a competir no Technovation Girls, competição global de tecnologia.

Das 10 alunas, seis também foram selecionadas para participar do projeto de pesquisa e extensão "REBECA no Ensino Médio - Automação e Inovação com Arduino", que conta com bolsas de iniciação científica júnior pela UFR, para estimular a presença de estudantes do ensino médio na universidade e a participação feminina nas áreas de Computação, Ciências, Engenharias e Matemática (STEAM). As bolsas têm duração de 12 meses, com o valor de 300 reais.

A coordenação do projeto será feita pela professora dra. Mara Dota, da UFR, e o professor Fabiano Taguchi, da ETEC Rondonópolis.

A diretora da ETEC Rondonópolis, Leila Aoyama, espera que a parceria entre a Escola Técnica e a Universidade Federal de Rondonópolis seja um estímulo para os estudantes prosseguirem na trajetória acadêmica. “Esse também será um projeto especial, pois incentiva a presença de mulheres nas áreas das ciências exatas e engenharia”, destacou.

O curso Technovation Summer School for Girls será online com encontros síncronos aos sábados, começando em 15 de fevereiro e concluindo em 19 de abril.

FONTE/CRÉDITOS: SECITEC

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp JL Notícias
Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR