O seu Portal de Informações em Mato Grosso

Segunda, 04 de julho de 2022
MENU

Cidades

Encontro entre mulheres indígenas reúne 300 participantes de diferentes etnias em Juara

As atividades integraram cantos e danças como forma de expressão. Elas também receberam incentivo à participação política

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O segundo Encontro das Mulheres Indígenas reuniu cerca de 300 mulheres de todas as etnias do estado na aldeia Tatuí, localizado na Terra Indígena Apiaká Kaiabi, em Juara, a 690 km de Cuiabá. O evento ocorre até esta sexta-feira (10).

As atividades buscam valorizar as danças e cantos tradicionais das diferentes etniais reunidas e o objetivo da ação busca melhorias para a vida da mulher indígena, com incentivo à participação política, difusão sobre conceitos de economia, saúde, alimentação, violência e violações.

Segundo a enfermeira Ludmila Martins, do Distrito de Saúde Indígena (Dsei), o encontro tem sido de grande importância para a cultura dos povos originários.

"O encontro está sendo muito rico, com cantos e danças. Através disso, elas conseguem demonstrar o que estão sentindo. Essa é uma ótima troca de saberes indígenas entre as diferentes etnias", afirmou.

 

Segundo Encontro de Mulheres Indígenas em MT — Foto: Reprodução

Segundo Encontro de Mulheres Indígenas em MT — Foto: Reprodução

O tema do evento "Quando se unem, crescem como os rios", tem como objetivo mostrar às mulheres a força da união entre os povos, com incentivo à participação política, explicações sobre direito econômico, saúde, alimentação, combate a violência e violações.

As participantes precisaram levar redes, barracas, colchonetes, cobertores e itens de higiene, segundo orientação da organização. Em relação à alimentação, as integrantes levaram o respectivo prato, talher e copo, para evitar lixo na aldeia e respeitar as normas de biossegurança contra a Covid-19.

Grupo de mulheres indígenas durante atividades no Segundo Encontro de Mulheres Indígenas — Foto: Reprodução

Grupo de mulheres indígenas durante atividades no Segundo Encontro de Mulheres Indígenas — Foto: Reprodução

Indígenas

Os povos indígenas estão espalhados no estado em sete regiões políticas, sendo Cerrado Pantanal, Xavante, Xingu, Araguaia, Norte Kayapó, Noroeste e Vale do Guaporé, segundo a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt).

A primeira vez que ocorreu o encontro entre as mulheres indígenas do estado foi em 2017. Na ocasião, foi discutido o Programa Global Redd Ealry Movers (REM). No encontro deste ano, o compromisso do movimento feminino dos povos originários foi fortalecido.

www.jlnoticias.com.br

Fonte/Créditos: G1MT

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.