Durante patrulhamento preventivo na Rua Guaira em Gaúcha do Norte no dia 12 de abril por volta das 22h40m, a guarnição da Polícia Militar, composta pelo 2º Sargento PM Gonçalves Junior e Soldado PM César, realizou a abordagem de um veículo que trafegava em alta velocidade. 

Ao ser questionado, o condutor informou que se tratava de uma situação de emergência, relatando que um recém-nascido, de aproximadamente duas semanas de vida, encontrava-se engasgado e com dificuldades para respirar.

Diante da gravidade da situação, os policiais deslocaram-se imediatamente até o endereço informado, onde encontraram a genitora em via pública, em estado de desespero, com o bebê nos braços. A criança apresentava sinais claros de cianose, com coloração arroxeada na pele e nos lábios, rigidez corporal e ausência de sinais respiratórios.

Publicidade
Publicidade

Leia Também:

De pronto, o Soldado PM César iniciou a manobra de desengasgo pediátrico (manobra de Heimlich), enquanto o 2º Sargento PM Gonçalves Junior assumiu a condução da viatura, determinando o deslocamento imediato ao hospital municipal. A mãe acompanhou o atendimento dentro da viatura, enquanto os demais familiares seguiram em outro veículo.

Durante todo o trajeto, a manobra foi aplicada de forma contínua até que o recém-nascido de 12 dias de vida, reagisse, desengasgando e retomando a respiração, com regressão dos sinais de cianose ainda antes da chegada à unidade de saúde.

Ao dar entrada no hospital, a equipe médica e de enfermagem realizou os procedimentos de avaliação, sendo constatado pela médica responsável que o bebê apresentava sinais vitais estáveis, com batimentos cardíacos, respiração e saturação dentro da normalidade.

Vítima: 01 recém-nascido do sexo masculino, 12 dias.

Guarnição
2° Sgt PM Gonçalves Junior
Sd PM César

FONTE/CRÉDITOS: pmmt