JL Notícias: O seu portal de informações em Mato Grosso

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 22 de Outubro 2025

Cidades

Paciente internado com suspeita de intoxicação por metanol recebe antídoto e é levado para UTI em Cuiabá

Jovem deu entrada na UPA de Várzea Grande, há três dias, apresentando sintomas como visão turva, confusão mental, dor abdominal, sonolência, lentidão, vômitos.

Alan Almeida
Por Alan Almeida
Paciente internado com suspeita de intoxicação por metanol recebe antídoto e é levado para UTI em Cuiabá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O jovem de 24 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com suspeita de intoxicação por metanol, recebeu o antídoto e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o paciente precisou ser transferido para a capital, ainda quando a suspeita de intoxicação por metanol foi levantada. O jovem foi atendido há três dias, quando apresentou turvação visual, um dos principais sinais clínicos associados à intoxicação por metanol.

"Diante do quadro e seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, foi iniciada imediatamente a administração do antídoto Fomepizol, mesmo sem a confirmação laboratorial do diagnóstico". diz trecho do comunicado.

Publicidade

Leia Também:

Segundo a Secretaria de Saúde, o jovem começou a sentir os sintomas na segunda-feira (13). Ele deu entrada na UPA apresentando sintomas como visão turva, confusão mental, dor abdominal, sonolência, lentidão, vômitos. Aos médicos, ele informou ter ingerido bebida alcoólica de procedência desconhecida no dia 12, em um encontro com amigos na região do Parque do Lago.

De acordo com o protocolo nacional, o tratamento de casos suspeitos de intoxicação por metanol deve ser iniciado com base na avaliação clínica, sem esperar pelos resultados laboratoriais, com o objetivo de evitar a progressão da condição e reduzir o risco de danos neurológicos e visuais.

Há seis dias, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica que traz orientações atualizadas sobre o uso do Fomepizol 1 g/mL no manejo de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento é direcionado a profissionais e gestores da rede de urgência e emergência e apresenta recomendações clínicas, indicações terapêuticas e diretrizes para garantir resposta ágil e acesso adequado ao antídoto em unidades estratégicas do SUS.

O paciente permanece internado e segue sendo monitorado constantemente pela equipe médica, conforme o posicionamento da prefeitura.

FONTE/CRÉDITOS: g1mt
Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp JL Notícias
Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR