JL Notícias: O seu portal de informações em Mato Grosso

Aguarde, carregando...

Domingo, 09 de Novembro 2025

Campo Verde

Vigilância Sanitária vai fiscalizar possível presença de bebida contaminada com metanol no comércio de Campo Verde

A medida foi adotada depois que um caso de contaminação pelo produto foi confirmado em Mato Grosso.

Alan Almeida
Por Alan Almeida
Vigilância Sanitária vai fiscalizar possível presença de bebida contaminada com metanol no comércio de Campo Verde
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Servidores do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram na última segunda-feira (3) os trabalhos de fiscalização no comércio local a fim de verificar a presença de bebidas com suspeita de contaminação por metanol, um tipo de álcool altamente tóxico, que pode levar a morte ou causar sequelas graves e até mesmo irreversíveis se ingerido.

A medida foi adotada depois que um caso de contaminação pelo produto foi confirmado em Mato Grosso. Outros dois casos estão sob investigação e quatro foram descartados. Os casos foram registrados em Várzea Grande, Água Boa, Sorriso, Cuiabá e Peixoto de Azevedo.

A fiscalização, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, será concentrada no Whisky Ballantine´s Finest, 40% que pertençam aos lotes a seguir e que estão sob investigação da Decon/PJC/MT:  LKVV0636, fabricado em 14/02/2024; LKVV5373, fabricado em 18/09/2024; LKVV0027, fabricado em 07/01/2025; LKVV1413, fabricado em 25/03/2025; LKVV3313, fabricado em 11/06/2024, LKVW1413, LKVW0027, LKVW3812, LKVT4242, LKVV0158, LKVV5962, LKVV7186, LKV4083, 01GFX.

Publicidade

Leia Também:

Conforme informou a Vigilância Sanitária, os lotes LKVV0636, LKVV5373, LKVW0027 e LKVW1413 têm documentação técnica regular apresentada pela empresa importadora atestando a autenticidade dos produtos, porém, as garrafas desses lotes foram utilizadas para reenvase com produtos adulterados.

O que fazer?

A orientação é para que os comerciantes que tenham um dos lotes que estão sob suspeita de contaminação em seus estabelecimentos façam o recolhimento dos produtos. Os consumidores que tiverem a bebida em casa devem evitar consumi-la, guardá-la em local seguro e comunicar a Vigilância Sanitária para que possam ser tomar as providências cabíveis.

Outra orientação é que o consumidor, ao realizar uma compra, verifique o rótulo, o lote e a data de fabricação do produto; desconfie de preços muito abaixo do mercado, de rótulos com má impressão ou selos violados, e evite, por cautela, o consumo de bebidas de procedência duvidosa.

Sintomas

Os sintomas provocados pelo consumo de bebida contaminada por metanol são: Visão borrada, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor abdominal ou tontura. Ao perceber um desses sinais deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

FONTE/CRÉDITOS: prefcv
Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp JL Notícias
Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR