Mato Grosso enviou para o mercado externo 3,85 milhões de toneladas de soja no mês de fevereiro. O volume supera o recorde anterior de 3,66 milhões de toneladas no mês em 2022. Já em relação a janeiro, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o montante é 5,64 vezes superior.

O desempenho observado no segundo mês de 2026 está atrelado ao avanço da colheita do grão no estado, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Como destacado anteriormente pelo Canal Rural Mato Grosso, até o dia 27 de fevereiro, o estado estava com 78,34% da área destinada à oleaginosa colhida.

China segue na liderança na compra de soja

A China seguiu como o principal destino da soja mato-grossense. A potência asiática foi responsável pela aquisição de 2,74 milhões de toneladas em fevereiro, o que representou 71,30% do volume total enviado pelo estado ao mercado externo. “Vale destacar que o ritmo de compras do país asiático em fevereiro de 2026 foi o mais intenso registrado para o período nos últimos cinco anos”, salienta o Instituto.

Publicidade
Publicidade

Leia Também:

A perspectiva, diante da safra recorde prevista de 51,41 milhões de toneladas, é que os embarques se mantenham em ritmo acelerado para os próximos meses.

FONTE/CRÉDITOS: canalrural