Espaço para comunicar erros nesta postagem
Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Planalto da Serra, apresentam projeto AgroFamiliar. O I Encontro foi realizado em Chapada dos Guimarães, na última sexta-feira (19), onde reuniu o Governo de Mato Grosso, Seaf, Sema, Empaer, Sebrae, Cooperativas de Crédito, Desenvolve MT, Fapemat e Intermat.

Publicidade
A apresentação do projeto AgroFamiliar teve como principal objetivo expor as demandas da agricultura Familiar dos municípios de Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Planalto da Serra, idealizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, dados produtivos das principais atividades econômicas dos municípios foram levantados e a ideia é construir um projeto piloto que servirá de modelo para os outros municípios do estado.

A ideia é que o Governo do Estado canalize recursos para o fomento das atividades selecionadas e que instituições financeiras parcerias do projeto possam atender com o crédito para qual for o investimento, outros itens também foram pontuados como regularização fundiária, deficiência hídrica, logística e comercialização para suas devidas soluções e êxito deste grandioso projeto que garantirá mais produção, mais renda e mais qualidade de vida aos produtores.

O consultor da AMM, Almir Ferro apresentou o projeto, destacando que além de incentivar o desenvolvimento local, beneficiará 2.379 produtores de 56 comunidades, em 14 assentamentos de Nova Brasilândia, Chapada dos Guimaraes e Planalto da Serra. Nos três municípios se concentram as cadeias produtivas da pecuária de leite, fruticultura, apicultura, piscicultura, turismo rural e criação de pequenos animais.

Através do projeto, ele explicou que será possível elevar a produção de leite em mais de 1.800 litros por ano, com o fomento do melhoramento genético do rebanho. Outra medida visa a construção de um viveiro escavado com capacidade para a produção de toneladas de pescado por ano, como também a produção de frutas, legumes e verduras, identificando as limitações no processo de produção e incentivo à irrigação.

As medidas para incentivo ao desenvolvimento das cadeias produtivas contempladas no projeto, vão atender diretamente 2.779 famílias nos três municípios. Outro foco é o desenvolvimento do turismo rural.
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa
Nossas notícias
no celular
Receba as notícias do JL Notícias no seu app favorito de mensagens.
Telegram
Whatsapp
Facebook

JL Notícias